O Citomegalovírus (CMV) pertencente à família Herpesviridae, em indivíduos imunocompetentes, não causa comorbidades. No entanto, este risco é aumentado na presença de imunossupressão, para estes casos, o monitoramento dos níveis virais é fundamental para diferenciar a infecção da doença ativa.
Metodologia: PCR em tempo real.
Tipo de Amostra: Plasma; Líquor;.
Volume Ideal: · Plasma: 2,0 mL (2 criotubos contendo 1,0 mL em cada); · Líquor/Urina: 2,0 mL.
Período Ideal da Coleta: A critério médico.
Orientações para a Coleta de Amostras:
Plasma: Jejum de 4 horas. Coletar 4,0 mL de sangue com tubo de coleta à vácuo de EDTA com ou sem gel. Nunca utilizar tubos de coleta reciclados. Centrifugar o tubo coletado até 2 horas e separar o plasma com o auxílio de Pipeta de Pasteur virgem ou ponteira estéril, mínimo de 1,0 mL para cada tubo. Descartar amostras hemolisadas e realizar nova coleta. Não submeta o plasma a processos de filtração ou centrifugação adicionais com o intuito de diminuir a turbidez; Urina: Coletar preferencialmente pela manhã. Não há um preparo prévio para a coleta deste tipo de material. Liquor : Coleta deve ser realizada em um Centro Especializado. Após a coleta do material, transferir o conteúdo da seringa em frasco estéril e manter congelado até o momento do envio.
Conservação da Amostra até o Envio:
- Plasma/Urina/Líquor: Amostras poderão ser conservadas em geladeira e serem enviadas à Biomolecular o mais breve possível. Em caso disso não ser possível, congelar a -20o C ou -70o C
Prazo para Envio da Amostra:
- As amostras de soro, urina, líquor para PCR sempre poderão ser encaminhadas, desde que estejam bem conservadas (-70o C).
- Quando congeladas a -20°C deverão ser encaminhadas em até 3 dias;
- Sangue total: Não congelar, e dever ser encaminhado até 6 horas após a coleta, sob refrigeração;
- Sob refrigeração, poderão ser encaminhadas até 48 horas.
Forma de Acondicionamento para Transporte:
Utilizar caixa térmica com no mínimo 4 gelos recicláveis, com as amostras devidamente separadas, com saco plástico, identificadas com nome, e tipo de amostra. Critérios de Rejeição de Amostras:
- Amostras fortemente hemolisadas;
- Amostras mal identificadas que deixem em dúvida a identidade do paciente;
- Amostras derramadas e/ou mal acondicionadas (temperatura ambiente -sem gelo reciclável).
Preencha o formulário e aguarde nosso contato.